terça-feira, 18 de outubro de 2016

Memorial Filemon realiza homenagem a músicos de Barro Vermelho


O Evento histórico marcou Barro Vermelho
Frente do Memorial

Cristina fazendo sua apresentação e Romério tecendo comentários

Na noite de 24 de setembro de 2016, em Barro Vermelho, o Memorial Filemon fez homenagem a músicos locais por meio de uma mostra, em artes plásticas, de fotografias em tela, feitas pelo artista curaçaense Kekê de Bela (Cleuton Ferreira). A iniciativa do Evento foi de Romério Oliveira (Curador) e a execução ficou por responsabilidade da Equipe do Memorial. Também houve exposição, ato público e apresentações musicais que se alongaram por noite adentro.

Músicos da Filarmônica 15 de Março
O Evento foi pensado, de acordo com Romério, ainda no ano passado quando ele conversava com Kekê a respeito desse, ainda, projeto. “Pensando em fazer uma homenagem aos nossos artistas, eu conversei com Kekê e ele nos atendeu prontamente. Eu organizei essa parte de levar as fotos e ele, que é um grande artista, fez todos os quadros e ficou bonito. A ideia era relembrar a imagem dos nossos artistas musicais que tanto contribuíram para nosso Distrito”. Para tanto, a Equipe do Museu se mobilizou e organizou a mostra dos quadros, bar e local de apoio na casa de Nanice Oliveira e mesa para formalização do ato público, a qual contou com presença também do Professor Pinzoh e do Advogado Hélio Oliveira. “Todos ajudaram. Meus irmãos, minha mãe, Seo Zé, Nanice, Cristina que, além disso, também se apresentou com os músicos. Foi uma luta, com muitos contratempos, mas conseguimos fazer a homenagem a: Filemon, Dadá, Adelmário, Caboclo, Neco, Maurízio, Lu. Conseguimos trazer integrantes da Filarmônica 15 de março, que moram em Juazeiro e disponibilizamos um som e integrantes dos Amigos do Forró”, pontuou o Curador.

Kekê ficou feliz com o Evento (segundo sentado à esquerda)
As homenagens foram acompanhadas por muitas pessoas de Barro Vermelho, Curaçá e Poço de Fora. As apresentações musicais se deram de frente ao Memorial. O Evento foi bem avaliado por todos. “Foi bom demais fazer mais uma exposição aqui no meu Curaçá. Romério está de parabéns por ter organizado e eu só fico feliz”, discorreu Kekê. Os organizadores também falaram positivamente a respeito da Festa. “A gente agradece a Deus e a São João Batista pela oportunidade de reconhecer o trabalho daqueles que fazem e fizeram a história musical de Barro Vermelho. Eu aproveito para agradecer a todos que se empenharam para que tudo acontecesse”, concluiu Romério.

Algumas telas exibidas no Evento
Os quadros fazem parte do acervo do Memorial e podem ser vistos em épocas festivas no Distrito de Barro Vermelho, que fica a 54 km de Curaçá. Além destas obras, lá estão fotografias de músicos locais (ou filhos de Barro Vermelho), instrumentos utilizados na quase centenária Filarmônica 15 de Março, dentre outras atrações. O acesso, conforme os responsáveis, é gratuito e todos estão convidados.


Fotos: Acervo do Memorial, Cristiane Oliveira, Kekê e Maurízio Bim












Nenhum comentário: